01/05/2014

Secretária Saúde de Monte Santo concede entrevista à rádio Piquaraçá, destacando a conquista da UPA – Unidade de Pronto Atendimento

A secretária municipal de saúde, Itácia Andrade deu entrevista à rádio Piquaracá FM na manhã desta quarta-feira (30). Ao locutor Nenéu Santana, Itácia falou sobre conquistas da prefeitura municipal de Monte Santo, principalmente na área da saúde.

 

 Na oportunidadea secretária ressaltou o compromisso e a contrapartida do município em busca de Redes de Atenção a Saúde, também destacou a importância das parcerias firmadas com o governo federal, que rendeu uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, para nossa cidade. Frisou a importância de a Prefeitura ter resgatado as finanças e a credibilidade junto ao Governo Federal, visto que a nova gestão herdou várias dívidas do governo anterior e negociou todas, tirando o município da inadimplência. Sendo assim, a conquista da UPA só se tornou possível em 2013, com o Governo Jorge Andrade e sua equipe de trabalho.

  

Itácia frisa que só é possível solicitar esse projeto pelo Sistema de Monitoramento de Obras - SISMOB, onde foi feito o cadastramento pela Secretaria de Saúde, e após cumprimento de todos os requisitos o Ministério da Saúde aprovou a proposta da UPA de Monte Santo, liberando a 1ª parcela do recurso do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde. Por isso, a proposta foi encaminhada no ano passado para o Governo Federal e não ao Governo do Estado. Pois, o financiamento da UPA será entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Nesse sentido a Prefeitura de Monte Santo já deu a Ordem de Serviço para a construção dessa Unidade de Pronto Atendimento, cumprindo um compromisso do Plano de Governo de Jorge Andrade, conforme esclarece trecho da entrevista:

 

Locutor (Néneu): “Gostaria que a senhora falasse sobre a saúde do município. Tem novidades?”

Itácia Andrade:  Tem sim! (...) No período de campanha, nós estávamos elaborando o plano de governo e nesse plano, já pensávamos em como organizar a saúde, então começamos pela estruturação da atenção básica, com os núcleos de apoio à família e, propriamente, unidades de atendimento a urgências e emergência, e nisso fizemos o cadastramento do município no SISMOB e graças à Deus conseguimos a UPA, destaco que isso só foi possível nesta gestão.

A UPA não é um hospital! É uma unidade de saúde que funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana com equipe especializada para atender os casos de urgência e emergência, funcionando como unidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e o atendimento hospitalar. Será uma nova forma qualificada de atendimento aos primeiros socorros. Servindo também como unidade reguladora, pois será a UPA responsável pela triagem e regulação dos pacientes para o Hospital Municipal ou unidade hospitalar fora do município.


Para subsidiar as ações e serviços da UPA, já foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde no ano de 2013 um proposta para a Rede de Urgência Regional para implantação do SAMU com duas unidades móveis: sendo uma básica e outra UTI Móvel com suporte para atendimento aos adultos, crianças, gestantes e neonatais, garantindo um transporte de pacientes de forma adequada e com chance maior se sobrevida. É uma nova forma de fazer gestão, com planejamento e atendendo a real necessidade de nosso povo e da região nos diversos serviços de atenção a saúde.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Monte Santo.