21/05/2014

EBDA de Monte Santo se prepara para fazer a distribuição de 71 toneladas de sementes pelo programa SEMEANDO

 
A EBDA- Empresa Baiana de Desenvolvimento Agricola, juntamente com a comissão municipal de distribuição de sementes, formada por EBDA (escritório local de Monte Santo), Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Santo, AREFASE- Associação Regional da Escola Familia Agricola do Sertão, ARESOL- Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda, ASCOOB Itapicuru- Cooperativa de Credito Rural comunica que em breve estará distribuindo as semetes de milho e feijão para o plantio safra/inverno 2014.
 
Na ocasião o Chefe de escritório Adilson Santana informa que o municipio de Monte Santo será um dos pólos que receberá sementes de: Monte Santo, Cansanção, Itiuba, Nordestina e Quijingue, sendo que este ano a entrega dos municipios acima citados será feita no municipio de Monte Santo já que é um dos polos de distribuição e não mais em Serrinha (para estes municipios).
 
Ainda segundo Adilson, a distribuição das sementes será feita para agricultores familiares que realizam plantio nesse período de chuva, tendo como critério básico a quantidade de familias que fizeram adesão ao Garantia Safra. "É importante que cada agricultor contemplado faça o uso da semente para o plantio exercendo assim sua profissão de agricultor. Evitar a qualquer a qualquer custo o uso das sementes para outra finalidade, pois o objetivo da mesma é possibilitar que cada agricultor consiga plantar e obter melhor produção e renda, cumprindo assim com o papel do programa", reitera Adilson.
 
Será realizada uma reunião com a comissão para discutir os critérios de entrega, e quantidade por agricultor (a), que provavelmente será por comunidade tendo como responsável o representante da mesma ou da asscocição de moradores. O local de entrega será no Entreposto da ARESOL (mesmo local onde foi distribuído ano passado), saída para a Lagoa do Saco, não há ainda confirmação da data de entrega porem assimq ue chegar o produto e for definido os presidentes de associações e agricultores familiares serão informados através de rádio e/ou carro de som, além de websites e avisos.
 
A titulo de informe Adilson esclarece que no ano passado (2013) foram entregues 56,45 toneladas de sementes de milho e feijão para 7.233 (sete mil duzentos e trinta e três) familias, além da criação de 3 Bancos Comunitários de sementes, nas comunidades de Tapera, Salgado e Muquem.
 
 
Segue abaixo a quantidade de sementes por municipio:
Municipio Kg Feijão Kg Milho
Monte Santo 35.455 35.455
Cansanção 15.805 15.805
Itiuba 13.060 13.060
Nordestina 4.490 4.490
Quijingue 8.350 8.350
Fonte: EBDA e Ocoletivo.net