29/06/2015

Monte Santo registra primeiro da doença Síndrome Paralisante proveniente da Zika Vírus

Em toda Bahia já são 27 casos da síndrome.

__________________________________________________________________________________________________________________
 
Este ano, foram registrados no estado 27 casos da Síndrome Guillain-Barré — apenas um paciente não apresentou antes os sintomas do Zika Vírus. Os pacientes apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

Salvador apresenta o maior número de casos: 10.  Valença tem dois casos. Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Mutuípe e Serrinha tiveram uma ocorrência cada.

Duas pessoas seguem internadas no Hospital Couto Maia. Não há dados relativos a 2014. A doença não tinha de notificação compulsória.

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular, O dano nervoso provocado pela doença provoca formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.

O site de Monte Santo vêm alertando sobre o risco de epidemia na cidade dês de março de 2015 antes do aparecimento da Zika na região quando a cidade estava entre as 11 da Bahia com risco de epidemia e mais uma vez no mês de Abril quando os primeiros casos da Zika começaram a aparecer novamente alertarmos sobre o problema através de uma matéria neste mesmo período prefeituras como a de Cansanção e Euclides da Cunha rapidamente contrataram os serviços de Dedetização (Fumacê) pra reduzir o risco de epidemias destas doenças na cidade, porém somente 3 meses depois a cidade de Monte Santo fez a contratação do serviço que começou a operar no inicio de Junho momento em que a cidade já estava infestada e o Hospital Municipal com milhares de casos da doença principalmente de crianças e idosos onde a doença é mais grave, hoje não se conhece alguém na cidade que não tenha um amigo ou parente que tenha adquirido a doença, podemos perceber que a decisão rápida evitou que as cidades vizinhas como Cansanção e Euclides da Cunha figurassem nesta lista da nova síndrome paralisante,  as ações do fumaçê ainda foram insuficientes e a situação da cidade ainda é muito grave tendo em vista ao nível de infestação por mosquitos, o que requer uma atenção maior do município para a continuação do combate ao mosquito para manter a saúde de seus moradores.
 
Fonte: MonteSanto.net com informações Ibahia