15/05/2014

MONTE SANTO um dos principais destinos do sertão durante a copa

A cidade divulgou nosso turismo religioso, histórico e cultural durante o 3º Salão Baiano de Turismo em Salvador.

Durante três dias, o potencial turístico da Bahia foi mostrado para profissionais da área e público geral no 3º Salão Baiano de Turismo, realizado de quinta-feira (8) até este sábado (10), no Centro de Convenções, em Salvador. Com a presença das 13 zonas turísticas do estado, estandes de 87 municípios e de segmentos e produtos culturais e turísticos locais, o Salão cumpre sua função institucional como maior evento de promoção do Estado.



De acordo com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, mais de 12 mil pessoas visitaram o 3º Salão. O evento reuniu operadores e agentes de viagem de todo o Brasil, jornalistas, prefeitos e representantes dos municípios turísticos baianos, além de grupos hoteleiros, empresas aéreas, agências de receptivo e o público em geral.

A cidade de Monte Santo esteve presente ao evento e divulgou nosso turismo religioso, histórico e cultural para todo o público presente, dentre eles o stand recebeu a visita ilustre do Governador do estado Jaques Wagner que recebeu das mãos do artista, escritor e coordenador do projeto Ivan Santtana uma cartilha com todas as informações turísticas da cidade, o stand de Monte Santo foi um dos mais visitados por conter uma grande diversidade de atrações turísticas a exemplo da Santa Cruz uma reprodução da Via Crucis de Jesus construída pelo Frei Apolônio de Todi na década de 70, subir o monte é indispensável a todos que visitam Monte Santo, a ladeira íngreme construída de pedras ladeada por balaustres é composta ao longo do caminho de quase 3km por 25 capelas, uma igreja e uma vista indescritível de toda a cidade. Dentre os municípios que compõe o "Caminhos do Sertão", também estão presente no grupo Araci, Banzaê, Candeal, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Monte Santo, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Uauá.




A cultura baiana foi representada por 14 grupos culturais que encheram de arte e graça os três dias de programação do 3º Salão Baiano de Turismo. Passaram pelo Centro de Convenções a quadrilha junina Girassol do Iguape e grupos de samba de roda, representando a Baía de Todos-os-Santos, o grupo Reisado Samba de Raiz da Chapada Diamantina, os romeiros de Bom Jesus da Lapa, os ícones do Cangaço Lampião e Maria Bonita que também fizeram suas andanças pela região do município de Monte Santo, a cidade também foi destaque no stand que relembrou sua sua importante participação na Guerra de Canudos.



A intenção da Secretaria de Turismo do Estado com 3º Salão Baiano de Turismo foi tornar a Bahia o destino modelo e preferencial no cenário nacional e principalmente internacional com a vinda da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, para isso a Secretaria de Turismo divulgou um vídeo que será exibido em vários países e traduzido para três línguas onde explora todos os principais pontos turísticos do nosso estado, no vídeo também é possível ver imagens da cidade de Monte Santo e Canudos. 
Fonte: Montesanto.net com informações da Setur-ba